Formada em direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) em 1984. Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito de Franca (FDF). Professora de Processo Penal no Curso Preparatório para Exame de Ordem dos Advogados. Sócia do escritório Brasil Salomão e Matthes por 10 anos. Titular da 28ª Cadeira da Academia Ribeirão-pretana de Letras Jurídicas. Sócia-fundadora do escritório Cláudia Seixas Sociedade de Advogados. Mais de 35 anos atuando no Direito Penal. Esse é um breve resumo da trajetória da Dra. Cláudia Seixas que ficou em 3º lugar no ranking de “Advogados Mais Admirados do Direito Penal no Brasil” feito pela Revista Análise.
Não apenas a sua trajetória foi reconhecida pelo veículo, como também o seu trabalho no escritório. O Cláudia Seixas Sociedade de Advogados ficou em:
- 2º lugar na categoria “Escritório Mais Admirado do Setor Econômico/Açúcar e Álcool no Brasil”
- 3º lugar na categoria “Escritório Mais Admirado por Especialidade Penal no Brasil”
- 4º lugar na categoria “Escritório Mais Admirado do Setor Econômico/Comércio no Brasil”
- 4º lugar na categoria “Escritório Mais Admirado do Estado de São Paulo”.
O ranking foi divulgado através do site da Revista Análise na última semana. A notícia foi celebrada por todos os colaboradores do escritório, familiares e amigos da advogada que é referência nacional no Direito Penal em todo país.
A Dra. Naiara Seixas, filha e colega de trabalho da Dra. Cláudia, fez uma homenagem que rodou toda cidade na semana passada. Confira abaixo o depoimento da Naiara, e, se preferir, clique aqui para conferir o vídeo realizado.
Advogada, autoridade, mulher, avó e mãe. Minha mãe. Ela engravidou de mim ainda na faculdade. Na festa de formatura dela eu já estava presente, mais ainda não sabia o quanto eu iria crescer e admirar a mulher que ela é.
Sem dinheiro nenhum, mas com uma filha no colo e um diploma na mão ela começou a atuar na área penal. Há 36 anos, vocês conseguem parar e imaginar uma mulher advogando na área penal, no interior do estado, em 1984?
Mãe solteira ela venceu limites, superou barreiras, obstáculos, preconceitos, enfrentou uma área que só tinha homens e todos os empecilhos que surgiram no caminho. Lutou demais!
Eu, ainda sem ter consciência de toda situação, reclamava para que ela fosse mais presente. Ela tinha a obrigação de colocar comida na nossa mesa, de levar dinheiro para nossa casa, mas nunca sentiu esse peso. Nunca se deixou abater, nunca transpareceu as dores e dificuldades. Ela sempre foi forte, sempre foi rocha.
Conquistou o seu espaço e foi além de tudo o que imaginaram. E foi de tanto acompanhar a rotina, e ver a paixão que ela tinha pela profissão que, hoje, eu trabalho com ela e tento seguir os passos da mulher que tanto me inspira.
Um grande “parabéns” a Dra. Cláudia Seixas, minha mãe, e a todos os outros advogados e escritórios de advocacia que foram reconhecidos pela Revista Análise nas categorias do prêmio.
Naiara de Seixas Carneiro Caparica
Advogada do escritório Cláudia Seixas Sociedade de Advogados