Ex-prefeita de Ribeirão Preto (SP) é absolvida pelo STJ

O ministro convocado, Olindo Menezes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), absolveu Darcy Vera, ex-prefeita de Ribeirão Preto (SP), de acusações de fraudes na Stock Car de 2010.

A defesa alegou que além do dano erário, isto é, nocividades ao patrimônio municipal, deveria haver prejuízos efetivos à administração pública. Apenas dessa forma poderiam ser configurados os crimes licitatórios e de responsabilidade, algo que não foi comprovado pela acusação.

A ex-prefeita foi atribuída de desviar verbas públicas do convênio firmado entre o município e o Ministério do Turismo. Outra imputação foi a de ter utilizado o dinheiro supostamente desviado de forma irregular.

Segundo Menezes, “a mera restituição do repasse federal ao Ministério do Turismo não evidencia prejuízo, à União ou aos cofres do Município, que, repita-se, apenas fez a devolução de valores que havia recebido da União, sem que efetivamente houvesse abalo patrimonial ao erário, federal ou municipal”.

O ministro ainda destaca que, de acordo com a jurisprudência da Corte “deve ser comprovado o dolo específico de causar prejuízo ao erário, bem como o efetivo dano às contas municipais, a fim de que seja possível a condenação”.

Assim, Menezes analisou que, no caso do crime de responsabilidade referido à ex-prefeita, “a origem nem sequer fez menção a nenhuma espécie de prejuízo ao erário, de modo que, mais uma vez, impõe-se a solução absolutória”.

A defesa foi conduzida por Maria Cláudia de Seixas e Tadeu Teixeira Theodoro, da Cláudia Seixas Sociedade de Advogados. A argumentação principal girou em torno de que não houve comprovação de danos ao patrimônio público, logo, a acusação seria atípica.

Clique aqui para ler a decisão
AgRg no AGRREX 1.997.471


Matéria: STJ absolve ex-prefeita de Ribeirão Preto (SP) acusada de fraudes na Stock Car

Veículo: Conjur | Portal: www.conjur.com.br

Notícia publicada em: 7 de setembro

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba informações sobre assuntos jurídicos por e-mail

Preencha o formulário a seguir e inscreva-se em nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos!